2006-07-17

 

Ciência: tecnologia transforma pensamentos em acções




Segundo noticiado na TSF, «Num dos estudos, uma equipa da Universidade de Brown (Providence, EUA) mostra como um paciente tetraplégico foi capaz de mover um cursor no ecrã de um monitor apenas a pensar nesse acto.


Isso foi possível graças a uma prótese neuromotora implantada no cérebro. O dispositivo consiste numa série de eléctrodos que armazenam a actividade neuronal na área que comanda o movimento dos braços.

Apesar do paciente estar paralisado há três meses, os cientistas descobriram que persistia a actividade naquela parte do cérebro.

No processo, os eléctrodos do sensor gravaram a informação daquela zona cerebral para depois a descodificarem e processarem num computador, de tal forma que a informação neuronal se transformou em ordens de movimento dadas a um computador ou a uma prótese.

Assim, e apesar do paciente não poder mexer os membros, foi capaz de realizar uma série de tarefas com um computador, como abrir correio electrónico, usar um televisor e até abrir e fechar a prótese de uma mão.

No outro estudo, investigadores da Universidade de Stanford, também nos EUA, inseriram um sensor no cérebro de macacos que permitiu estabelecer uma comunicação com um computador a uma velocidade equivalente à teclagem de 15 palavras por minuto.

Na experiência, gravaram a actividade neuronal de dois macacos enquanto estes tentavam alcançar diversos pontos mostrados num ecrã, conseguindo prever cada movimento antes da sua execução.

Quanto à aplicação futura desta tecnologia de forma corrente, Stephen Scott, da Queen's University (Kingston, Canadá), escreve na mesma edição da revista Nature que será antes necessário resolver numerosos problemas, nomeadamente conseguir estabelecer ligações sem fios ao cérebro para evitar riscos de infecção.»

Fonte da notícia: TSF.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.