2006-06-28

 

Internet: Um motor de busca diferente




Depois da expressão swahili "hakuna matata" ter surgido numa canção ensinada a milhões de espectadores por Timon e Pumba - personagens de desenhos animados -....


... a sua expressão fonética foi aproveitada na denominação de um motor de busca, agora em «domínio europeu».


O que distingue o Accoona é o seguinte:


a) Tem capacidade de busca que permite realçar termos específicos no interior da busca;

b) A «inteligência artificial do Accoona» é uma tecnologia de consultas de busca que compreende o significado das buscas para além do método convencional de correspondência de palavras-chave. Esta tecnologia, amiga do utilizador, funde informação on-line e off-line, apresentando resultados mais relevantes.

c) O Accoona adiciona uma segunda etapa de pesquisa, na qual são visualizadas as palavras que foram digitadas na consulta de busca. Então, basta clicar na palavra mais importante na frase, para fazer uma pesquisa mais precisa.

d) A «inteligência artificial do Accoona» ainda é caracterizada pelo seguinte:
  • usa o significado das palavras para oferecer melhores resultados (não limita a pesquisa às palavras-chave);
  • permite ao utilizador seleccionar apenas uma palavra-chave de modo a que os resultados da busca sejam classificados de modo a favorecer páginas em que o significado dessa única palavra-chave é mais importante que o significado das restantes quatro palavras-chave;
  • funde a informação da Web e a base de dados de informação de negócios em tempo real.


Sobre a história do Accoona, revelada pela empresa:


«A Accoona.com é um motor de busca com ferramentas interactivas que fornece aos utilizadores melhores resultados Web, de negócios e de notícias; desenvolvida por tecnologia de inteligência artificial.

O nome Accoona deriva da frase em swahili, Hakuna Matata, que significa “não se procupe, seja feliz”. O CEO da Accoona, Stuart Kauder afirma, “O nome da empresa foi escolhido especificamente com o utilizador final em mente. O nosso objectivo é o de fazer os nossos clientes felizes ajudando-os a encontrar resultados relevantes às suas buscas”.

Fundada em Fevereiro de 2004, a Accoona Corporation, uma pioneira em tecnologia de busca de inteligência artificial (IA), revelou o Motor de Busca Accoona nos Estados Unidos e na China em Dezembro de 2004. A empresa está a levar o sector competitivo dos motores de busca para o nível seguinte, aproveitando as suas tecnologias de busca avançadas, executivos experientes, e fortes relações com a China - a segunda maior população on-line a nível mundial - e a caminho de se transformar na primeira.»


Pode aceder ao Accoona aqui.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

eXTReMe Tracker Free counter and web stats
Contador grátis e estatísticas para seu site em www.motigo.com

RSS: Tenha acesso às actualizações do Blog de Informação, clicando aqui ou no í­cone anterior.